ASO

Atestado de Saúde Ocupacional, é um documento emitido obrigatoriamente pelo médico após a conclusão da consulta ocupacional. O ASO deve ser emitido em duas vias (pelo menos) sendo que uma delas deve ficar com o funcionário. No ASO devem constar obrigatoriamente as seguintes informações:

0009490771Y-849x565- Razão Social da Empresa;

- Dados do funcionário (nome, idade, rg, cargo);

- Riscos, aos quais o funcionário esta exposto;

- Data e nome dos exames complementares;

- Nome e forma de contato do médico coordenador;

- Carimbo, nome e assinatura do médico que realizou a consulta;

- Assinatura do funcionário.

CIPA

0010797329M-849x565A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem fundamentação legal dada pela Norma Regulamentadora 05 (NR5).

A criação e o dimensionamento da CIPA, leva em conta algumas variáveis:

Número de funcionários no Estabelecimento e o Agrupamento de setores econômicos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

A LABOR MED SAÚDE desenvolve e implanta a CIPA em sua Empresa. Realizamos a eleição, abertura e registro do livro de atas junto aos órgãos competentes, curso apostilado para os membros eleitos e para os representantes da Empresa, além de toda a assessoria necessária para o bom funcionamento da Comissão.

EXAMES COMPLEMENTARES

IMG 2287A LABOR MED, visando atender as expectativas do mercado e de seus clientes, está inaugurando a partir de dezembro de 2012, sua nova sede, muito mais ampla, especialmente projetada para atendimento ocupacional. Nessa nova sede, estaremos incluindo um centro de diagnóstico, e treinamento. Estaremos realizando num único local os seguintes procedimentos:

ELETROCARDIOGRAMA: Importante exame complementar muitas vezes utilizado pelos Médicos coordenadores para avaliar a condição de sáude de funcionários que exercem atividades de risco;

ELETROENCEFALOGRAMA: Exame que a maioria dos médicos solicita para avaliar problemas de ordem neurológica e que auxiliam na elaboração do ASO de funcionários que operam veículos automotores, atuam em espaços confinados ou em altura;

AUDIOMETRIA: Importante exame para avaliar a acuidade auditiva dos funcionários que atuam expostos ao ruído.

IMG 2320ACUIDADE VISUAL: Procedimento de extrema importância para avaliar a capacidade visual do funcionário para perto, longe e para distinção de cores;

LABORATÓRIO: A LABOR MED está consolidando uma parceria com um laboratório que terá um espaço dentro da nova sede para realizar a coleta de material ( sangue , fezes e urina) de acordo com as necessidades de cada cliente;

DINAMOMETRIA: Avaliação de funcionários que executam atividade de risco onde a preservação da força muscular é de extrema importância. Realizamos dinamometria dorsal, escapular e manual.

AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL: Exigência da NR 35 para todos os colaboradores que trabalham em altura. Trata-se de uma avaliação com profissional (psicólogo) com elaboração de um laudo conciso e objetivo.

GERENCIAMENTO AMBULATÓRIOS

IMG 2300A LABOR MED esta capacitada para realizar a instalação de novos ambulatórios desde a inscrição deste novo estabelecimento nos órgãos competentes até a montagem total do local com todo o material e mobiliário necessário, além da mão de obra especializada para o funcionamento do estabelecimento.

Estamos habilitados inclusive a montar ambulatórios em canteiros de obras de construção civil para atender as necessidades contidas na NR 18.

Também fornecemos ambulâncias com motoristas e pessoal treinado para atuar em plantões em locais pré- determinados pelos nossos clientes.

Todo esse gerenciamento é baseado em sistema integrado de gestão atendendo rigorosamente os padrões OHSAS 18.000

Temos condições de atender qualquer área do nosso País.

LAUDOS

As normas Regulamentadoras exigem que as Empresas elaborem alguns laudos, afim de assegurar a integridade física de seus funcionários.

Dentre os diversos laudos exigidos, estão:


0010476281G-849x565

 

 - Laudo Ambiental: A elaboração de Laudo Ambiental é fundamental para caracterização ou não de insalubridade. Deve ser feito por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança.

 

 -Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho: Este laudo é uma exigência para a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário em substituição ao Laudo de Aposentadoria Especial.

 
 - Laudo Ergonômico: Deve abranger as condições de ergonomia do trabalho. A ergonomia é uma ciência que visa adequar as condições de trabalho às características dos trabalhadores. Dever ser feito um levantamento das atividades realizadas pelos funcionários durante os processos de produção, levantamento das condições dos postos de trabalho (espaço, mobiliário, ferramentas postura etc...), deve-se também avaliar as condições de conforto acústico e térmico nos ambientes de trabalho.

 

- Laudo das Instalações Elétricas: É obrigatório pela NR10, deve ser elaborado por um Engenheiro Elétrico, que deve vistoriar minuciosamente as instalações elétricas da Empresa e criar um relatório com as recomendações necessárias para solução de possíveis problemas.

 

 

- Laudo de Caldeiras e Compressores: A NR13 determina que caldeiras e vasos sob pressão devem conter uma documentação que garanta uma vistoria e manutenção periódica. Esses dados devem estar contidos em um laudo de inspeção, realizado e assinado por um profissional competente.

           
 

LTCAT

0010523593L-849x565Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Esse documento é feito para identificar as condições do ambiente que o trabalhador vai encontrar.

No LTCAT são identificados os agentes físicos (ruídos, calor, vibrações, etc), agentes químicos e agentes biológicos, as condições do local de serviço, ou seja, é feita uma análise para definir se um ambiente é propício ou não para a saúde e integridade física do funcionário.

No interior do documento devem constar todas as especificações do ambiente, bem como as identificações dos riscos e os agentes químicos encontrados durante a inspeção. Todos os processos devem ser explicados de forma clara, apontando, se possível, a fonte dos prováveis problemas para que a solução seja encontrada.

MEDICINA ASSISTENCIAL

IMG 2324

 

 

 

 

 

A LABOR MED SAÚDE assessora o planejamento do ambulatório Médico, a implantação e disponibiliza profissionais capacitados e habilitados para a execução do atendimento médico ambulatorial.

PCMSO

Photoxpress 785413

É o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que  determina  que todos os empregadores  ou instituições que admitam trabalhadores como empregados regidos pela CLT,elaborem e implementem tal programa.

Tem como objetivo a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores,  bem como prevenção e diagnóstico precoce de doenças relacionadas às funções desempenhadas e ao ambiente de trabalho.

O conteúdo do documento são os exames médicos (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional), Exames complementares, Ações de Promoção de Saúde, Primeiros socorros, Relatório Anual.

PPP

Photoxpress 8391014Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.

O formulário deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física (origem da concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição). Além disso, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional também devem preencher o PPP.

O PPP deve ser preenchido para a comprovação da efetiva exposição dos empregados a agentes nocivos, para o conhecimento de todos os ambientes e para o controle da saúde ocupacional de todos os trabalhadores.

A comprovação da efetiva exposição a agentes nocivos será feita mediante formulário próprio do INSS, o Perfil Profissiográfico Previdenciário, que será preenchido pela empresa ou seu preposto com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, para fins de comprovação da exposição a agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física.

PPRA

0006652517V-849x565Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras n°09.

Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

A elaboração e implantação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma refinaria de petróleo, todos estão obrigados a ter PPRA, cada um com suas próprias características e complexidade.

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

0010836582Q-565x849

 

 

 

A Qualidade de vida está intimamente relacionada com as boas condições de trabalho. Um indivíduo com boa qualidade de vida, tem um melhor comportamento social, um melhor desempenho profissional e um melhor relacionamento com seus familiares. Dispomos de Programas e Campanhas que visam o combate e a prevenção ao Sedentarismo, Tabagismo, Stress, AIDS, DST e Alcoolismo.

SESMT

shutterstock 103884359

Assessoria para o dimensionamento, implantação e supervisão de Serviços de Segurança e Medicina de Trabalho nas Empresas.

TREINAMENTO

0010544644N-849x565

 

A LABOR MED SAÚDE promove a seus clientes treinamento de CIPA, Primeiros Socorros, Brigada de Incêndio, etc.

Temos um equipe altamente qualificada, e dispomos de modernos recursos audiovisuais e material atualizado.

Nossos treinamentos são apostilados e emitimos certificados a todos os participantes.